Após diversas discussões, que foram parar inclusive na Justiça Federal, falta pouco para o vestibular 2014 da UFSM. Daqui a exato um mês, mais de 39 mil inscritos responderão às questões dos Processos Seletivos Seriado e Único. Com a intenção de ajudar os vestibulandos, o Diário conversou com especialistas e professores de cursinhos que dão dicas para esta época do ano.
Boa parte dos professores, que acompanham os vestibulandos de perto durante o ano, indicam descanso para este mês. Porém, sem perder o foco nas provas.
Os estudantes já vêm de um ano tumultuado por causa das indeciões acerca do vestibular e recém fizeram o Enem, que é uma prova muito cansativa. É importante respeitar o limite do corpo, investindo em leituras e em alguns exercícios sugere o professor Lauro Lima, de português, do Fóton Vestibular.
O psicólogo Juliano Fontana Trevisan chama a atenção para a importância de ficar de olho em algumas alterações de humor que podem ocasionar o baixo rendimento nas provas.
Nesta época do ano, ficar ansioso é normal. Mas é preciso ficar atento para essa ansiedade. Em caso de alterações no sono, no apetite e no nível de irritação, é preciso procurar ajuda. Não se pode ignorar certas ações que não eram comuns durante o ano e sofreram mudanças às vésperas do vestibular explica.
Trevisan recomenda, ainda, alternar turnos de revisões e de atividades físicas e de lazer.
Com ou sem Enem?
O vestibular 2014 da UFSM é formado por 80% do Processo Seletivo e por 20% da nota do Enem. Contudo, o exame será incluído somente se a universidade tiver acesso às notas até 15 de janeiro de 2015. A tendência é que no próximo ano, a UFSM adote o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) como única forma de ingresso na universidade. O Sisu usa as notas do Enem do ano anterior para a seleção. A proposta será discutida no próximo mês.
Enem 2014
O Ministério da Educação deve divulgar hoje o gabarito oficial do Enem. As provas foram aplicadas no último fim de semana. Já as notas serão lançadas em janeiro